Entenda o universo 360°

As imagens 360°, também conhecidas como Photosphere estão ganhando espaço na mídia e no Brasil, programas de TV, como o Fantástico, estão aproveitando muito bem este recurso. Para ver o que o Fantástico anda fazendo, clique na imagem.

As imagens 360º, seja em modo filme ou foto, permitem uma interação diferente com os lugares e a experiência será ainda mais interessante se forem utilizados os óculos RV (Realidade Virtual) que permitem uma imersão ainda maior.

Ao contrário do que se imagina, as Photosphere não são algo “novo” elas existem desde 1840, quando recebiam o nome de Panorâmicas, ou seja, fotos que mostravam uma área além daquela que nossa visão (e a das câmeras) permitia, na verdade as Panorãmicas mais antigas eram simples colagens de imagens, que nem sempre ficavam muito bem interligadas, mas a tecnologia vai resolvendo estas questões e hoje é possível capturar uma Photosphere com um simples celular.

Mas quem estiver interessado(a) pode começar com uma câmera própria para isso, existem modelos simples que começam por 300 dólares e algumas podem ser compradas em loja, no Brasil, como os modelos da Samsung, que eu utilizo e a produção do Fantástico também.

Captar imagem em 360° é algo simples, mas exige algum conhecimento, tanto no momento do clique quanto na pós-edição e na escolha das ferramentas de exibição.

Um dos usos mais conhecidos são os famosos Passeios Virtuais (Virtual Tour) que permite que a pessoa sinta-se como se estivesse no local, um dos primeiros a ser feito foi do famoso museu do Louvre, em Paris, no Brasil não sei exatamente quais os lugares que já utilizam esta tecnologia (falta de tempo para pesquisar) mas o primeiro que tomei conhecimento foi do Museu Casa de Portinari, em Brodosqui, que pode ser visitada virtualmente e tem uma excelente qualidade, não encontrei a data de quando foi realizado o trabalho, mas me lembro vagamente que já existia em 2007, desconheço se foram realizadas mudanças desde então.

No comércio, indústria e serviços é muito interessante poder mostrar as instalações de uma empresa à distância, alguns tipos de atividade, como escolas, clubes ou redes de hotelaria podem tirar muito proveito disto, uma vez que é possível levar o local as pessoas em qualquer parte do mundo.

Muitas empresas e instituições estão empenhadas em divulgar as imagens 360°, especialmente as redes sociais, sendo que o Google certamente é o mais empreendedor nesta área, tanto na criação de um dos maiores acervos de imagens 360° a partir do Street View quanto na disponibilização de ferramentas para que qualquer pessoa possa participar do processo, inclusive com a criação de uma certificação que chama de “Programa Trusted”, onde indica fotógrafos certificados para fazer o trabalho, basta acessar o site do serviço e indicar a cidade para encontrar um fotógrafo(a) ou agência reconhecida pelo Google.

O Infobirô está no Programa Trusted e pode ser encontrado pesquisando pela cidade de Araraquara, SP, embora atenda em todo o Brasil, basta entrar em contato.

Sobre Divino Leitão

Safra de 57, designer, professor, um curioso nato.

Tags , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *